Translate

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Brasil, mostra a sua cara!

Kinesianos, há algumas semanas eu ouvi uma música que eu já conhecia, mas que há muito tempo eu não escutava. Eu não sei se vocês já perceberam, mas por enquanto eu estou seguindo uma linha de músicas com mensagens parecidas de alguma forma e isso tem um motivo. Nós estamos passando por um momento no nosso país e no mundo em que se faz necessário parar para refletir e buscar soluções da melhor maneira possível. Infelizmente, não dá para fechar os olhos, fingir que não está acontecendo nada, ficar parado e, pior, reclamar que as coisas estão ruins sem fazer nada para tentar melhorar.
Bom, a música de hoje é “Brasil”, composta por Cazuza, George Israel e Nilo Roméro. Reparem que assim como a maioria das músicas que estou colocando aqui no Kinesis, ela não é recente, pois foi lançada em 1988, mas ainda continua atual. Infelizmente, isso é preocupante, afinal, é sinal de que as coisas ainda não melhoraram.

Brasil
Cazuza
Compositor: Cazuza/George Israel/Nilo Roméro

Pra essa festa pobre
Não me convidaram
Que os homens armaram pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada antes de eu nascer

Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito é uma navalha

Brasil
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim

Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada antes de eu nascer

Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada pra só dizer "sim, sim"

Brasil
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim

Grande pátria desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
(Não vou te trair)





Essa música foi composta como uma forma de protesto. Quando eu escuto “Brasil” eu penso em algumas coisas específicas:
·    Na exclusão de parte da população perante a sua própria nação, que acaba privilegiando, de certa forma, algumas pessoas e excluindo socialmente outras;
·      Na corrupção que é uma realidade, não somente no nosso país, mas sabemos que aqui no Brasil isso tem sido algo absurdamente frequente e intenso, o que tem prejudicado a nação como um todo, mas principalmente a população mais pobre e até mesmo a classe média;
·        Percebo a importância de participar mais ativamente e de forma consciente da vida política, ter interesse por esses assuntos e não aceitar tudo o que nos é imposto sem questionar se nós não concordamos, que uma parcela dos brasileiros às vezes acha que não tem importância e não cabe a população se preocupar, porém além de ser importante, é necessário, não somente para que as coisas mudem, acabando com esses absurdos que estamos vendo, mas também para que o país possa evoluir e crescer realmente, como vemos em outros países nos quais a população se preocupa mais com esses assuntos;
·      E por fim, a frase “Brasil, mostra a sua cara!”, me faz lembrar que o Brasil é um país extremamente rico em diversidade e os brasileiros tem que aprender melhor a valorizar o país, a cultura e a população e mostrar seu potencial porque mesmo com todos os problemas que nós passamos eu ainda acho que é uma nação maravilhosa. (Eu já estou introduzindo o assunto do próximo post...)




  Bom, kinesianos, por hoje é só. Eu espero que todos vocês estejam refletindo sobres esses assuntos e quem sabe até mesmo pensando em possíveis soluções que cabem a nós enquanto população. Talvez até mesmo, já fazendo algo, claro, de forma correta, sensata, legal e justa, para tentar melhorar a situação.
  Eu pretendo, ainda não sei quando, fazer posts sobre músicas com outros temas. Inclusive se vocês quiserem sugerir não somente músicas, mas qualquer conteúdo para o blog, é só entrar na categoria #EunoKinesis, lá vai ter meu contato para isso. Beijos e até breve!



Nenhum comentário:

Postar um comentário