Translate

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Uma conversa sincera sobre o ENEM


  Kinesianos, hoje eu quero apenas falar um pouco com vocês. Como vocês sabem, saiu o resultado do ENEM (Exame Nacional Do Ensino Médio). 
    Inclusive, eu também fiz o ENEM ano passado e estou esperando o resultado para saber se vou para a faculdade agora ou se vai ser preciso esperar mais um pouco. Por várias razões, para mim e sei que para vários de vocês também, uma faculdade pública é a melhor ou talvez a única opção no momento.
  Como vocês acompanharam nos textos do ano passado "Uma vida QUASE adulta", essa preparação para quem está levando a sério é bem complicada. O que eu não contei para vocês é que eu tive que escutar de várias pessoas, que eu não iria conseguir, que isso não é para pessoas como eu ou que meu curso não é uma boa escolha, bom mesmo é de outra pessoa qualquer. E sei que ainda vou ter que escutar muita coisa. Não só eu, muitos de vocês também.
   Felizmente, eu tenho os meus pais, amigos e professores, que confiam em mim e me apoiam, independente do meu resultado. Só que não é com todo mundo que é assim. Pessoal, eu sei que a gente não se prepara à toa, que isso é importante, mas como uma professora e amiga me disse uma vez, nossa vida não depende necessariamente disso, se não for der dessa vez, tenta de novo. 
    Hoje em dia, há uma cobrança muito grande da sociedade, tudo tem que ser muito rápido. Eu sei que com o tempo as coisas vão ficando mais complicadas, mas vale lembrar que existe muita gente bem sucedida e que fez várias realizações incríveis e receberam vários "nãos" primeiro, porque nem tudo acontece na hora que a gente quer.
   Talvez esteja faltando maturidade,  preparação, seja envolvendo as matérias ou o psicológico, que é fundamental nesses momentos. 
    Eu vi muita gente falando que se decepcionou, está se sentindo triste. Olhem só, eu sei que é bem clichê, mas é verdade. Essa nota não define inteligência de ninguém, nem é o único caminho para o futuro. Além disso, nós não temos uma única chance, temos várias. Infelizmente, eu acho e creio que muitos concordam comigo, que o ENEM não é muito justo em sua avaliação, então não se desesperem. Além disso, ano passado foi considerado mais difícil. Então, para muitos, acreditem, não é questão de incompetência, muita coisa está envolvida nesse exame.
    Estão lembrados da última publicação que eu falei do "The Voice Kids"? Eu disse que as crianças dão um exemplo, mostrando que não existe idade para correr atrás dos nossos sonhos e devemos aprender com os nossos erros. Se vier alguém criticar, lembrem-se que não existe ninguém melhor que vocês para saber do próprio esforço. 
   Ah, mais uma coisa, uma pessoa que eu admiro muito me disse uma vez, que a gente deve fazer aquilo que a gente gosta e procurar ser sempre o melhor. Essa é a melhor chave para o sucesso e não necessariamente uma profissão, que está no auge no momento.
   

  Bom, kinesianos, esse post foi uma sugestão que eu recebi. Para quem conseguiu se sair bem, meus parabéns! Quem não foi tão bem e acha que não conseguiu, primeiro deve esperar, ainda não é hora de desistir porque conseguindo ou não, vocês vão ter que esperar. Não se sintam envergonhados, não pensem que é o fim. 
  Eu estou sentindo na pele várias coisas que eu disse, sei como é essa pressão, o que é ter que lidar com a expectativa de várias pessoas. Esse post é um desabafo, talvez de forma indireta, e espero que sirva para quem não está tendo apoio nesse momento, que é tão importante. Vocês não estão sozinhos nessa hora e podem, inclusive, contar comigo! Se precisarem e quiserem, podem entrar em contato comigo através dos contatos que eu disponibilizo aqui embaixo.
  Beijos e até breve! 






   
   













Nenhum comentário:

Postar um comentário