Translate

quarta-feira, 29 de março de 2017

"Eu me chamo Antônio": Um romance urbano irreverente e poético


"Antônio é o personagem de um romance que ainda vai ser escrito. Frequentador assíduo dos bares, ele despeja seus comentários sobre a vida, suas alegrias e tristezas, em frases e desenhos rabiscados em guardanapos com grandes doses de irreverência e pitadas de poesia.".


    Kinesianos, hoje eu vou falar de um livro que eu ganhei de uma amiga há um tempo e eu gosto muito, chamado "Eu me chamo Antônio", do escritor Pedro Gabriel. 
    Sendo bem parecido com o estilo do também incrível Pó de Lua, da escritora Clarice Falcão, o "Eu me chamo Antônio" pode ser considerado um livro de poesia concreta nos dias atuais.
    Além de ser um ótimo romance urbano, os trocadilhos presentes nos escritos chamam muita atenção, por colocar as palavras certas em um novo contexto, talvez até bem mais correto.
  Quando eu ganhei o livro, achei super interessante ter sido escrito em guardanapos de um bar, enquanto o autor está bebendo porque dá um ar de sinceridade e espontaneidade ao que é relatado. 
    Outra coisa que me chamou muita atenção é que vários poemas são acompanhados por imagens bem bonitas, interessantes e coerentes, o que desperta mais a atenção do leitor e aguça sua curiosidade.

    
Livro "Eu me chamo Antônio"

  

Sobre o autor:


 Pedro Gabriel nasceu em N' Djamena, capital do Chade, em 1984. Filho de pai suíço e mãe brasileira, chegou ao Brasil aos 12 anos - e até os 13 não formulava uma frase completa em português. 
  A partir da dificuldade na adaptação à língua portuguesa, que lhe exigiu muita observação tanto dos sons quanto da grafia das palavras, Pedro desenvolveu talento e sensibilidade raros para brincar com as letras. 
  É formado em publicidade e propaganda pela ESPM-RJ e autor dos livros Eu me chamo Antônio e Segundo - Eu me chamo Antônio. Além disso, também é colunista da Editora Intríseca, a mesma que publicou seus livros.



"Eu me chamo Antônio" : A história por trás dos escritos


  

    Para um olhar desatento e apressado, esse livro parece ser apenas uma coletânea de poemas soltos, sem conexão um com outro. 
 Analisando com mais atenção percebemos que é bem mais do que isso. O livro se divide em alguns capítulos: "À primeira vista", "Encantado", "Coragem", "Acorda", "Futuro,apresente-se", "Liberdade" e "Desperte".

  

  Lendo cada capítulo já dá para ter uma noção do que se trata. Antônio, o personagem que Pedro Gabriel deu vida, é um homem sensível e verossímil, o que nos faz cultivar a dúvida sobre até onde vai a linha tênue que separa a realidade da ficção.                       "Eu me chamo Antônio" é uma narrativa que transita por todas as fases de um relacionamento amoroso. Debruçado sobre um balcão de bar, o personagem observa e relata sobre os encontros e desencontros do amor.                                                                 À medida que a narrativa vai se desenvolvendo vemos a aproximação cuidadosa de Antônio da pessoa desejada, o encantamento e a paixão, até o sofrimento provocado pela ausência e a dor da perda.

Todos os escritos são feitos em um bar perto da casa do escritor.  Pedro Gabriel confessa que às vezes bebe além da conta e a letra dele também acaba perdendo um pouquinho da sobriedade. Por isso, algumas frases acabam sendo difíceis de ler, mas para quem não consegue entender, tem uma legenda com todos os escritos no final do livro;

No final do livro, o escritor também abriu espaço para que o leitor também faça sua própria criação, que depois pode ser postada no Facebook, Twitter e/ ou Instagram com a hashtag #livrodoantônio.

Dados técnicos do livro:    

                                  

  • Páginas: 192                                 
  • ⇨ Gênero: Ficção
  • ⇨ Lançamento: 14/11/2013
  • ⇨ Editora: Intríseca




  • Para mais informações: Para saber mais informações sobre o livro Eu me chamo Antônio e sua continuação, o autor e obter outros dados interessantes é só acessar o site Eu me chamo Antônio da Editora Intríseca.

  • Para acompanhar o livro nas redes sociais:
      ⇨ Facebook: Eu me chamo Antônio




  Bom, kinesianos, eu recomendo a leitura do Eu me chamo Antônio, por ser bem interessante, fácil de ler, ser simples e ao mesmo tempo grandioso com poesias irreverentes. 
   Comentem aqui embaixo se vocês têm o livro e o que acham dele e se alguém que ainda não tem, resolver adquirir, também comenta aqui embaixo qual foi a impressão de vocês. Estou curiosa para saber!
    Beijos e até breve! 






























Nenhum comentário:

Postar um comentário