Translate

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Estrelas Além do Tempo: Resistência e inteligência feminina no limite do espaço

   Kinesianos, hoje eu vou falar um pouco sobre um filme que eu finalmente consegui ver e gostei muito. O filme Estrelas Além do Tempo, lançado no Brasil em fevereiro de 2017, conta uma história desconhecida, surpreendente e muito inspiradora.
    Nos anos 1960, quando as leis de segregação racial ainda estavam em vigor nos Estados Unidos, um grupo de mulheres negras foi fundamental para o avanço tecnológico que permitiu a ida do primeiro americano ao espaço, atuando como "computadores", responsáveis pelos complicados cálculos matemáticos envolvidos na missão.
   Baseado num livro de não-ficção de Margot Lee Shetterly, Estrelas Além do Tempo foca na história de três dessas mulheres: Katharine Johnson (Taraji P. Henson), que fez os cálculos de reentrada da cápsula espacial levando o astronauta John Glenn, Dorothy Vaughan (Octavia Spencer), uma das únicas supervisoras negras da agência, e Mary Jackson (Janelle Monáe), a primeira engenheira negra da Nasa. 




  O longa-metragem que concorreu a três Oscar – melhor filme, atriz coadjuvante (Octavia Spencer) e roteiro adaptado, é inspirador por contar a história, desconhecida por muitos, de mulheres e, principalmente, mulheres negras que  foram além de sua época e superaram as barreiras impostas, sendo pioneiras e servirem de exemplo até hoje. 
    Além disso, é um filme muito interessante por retratar o contexto histórico de uma época e suas questões. A corrida espacial travada entre Estados Unidos e a antiga União Soviética estava em seu auge, durante o período da Guerra Fria. A URSS já havia colocado um satélite em órbita, o Sputnik. Por outro lado, as tentativas dos EUA fracassavam. Era necessária a vitória dos Estados Unidos em uma das maiores operações tecnológicas registradas na história americana para que se confirmasse a supremacia do lado capitalista na Guerra. 
    No entanto, os Estados Unidos ainda estavam vivenciando uma época de grande segregação racial - brancos e negros não conviviam no mesmo espaço, nem tinham as mesmas oportunidades, por isso mesmo sendo mentes extremamente brilhantes, as mulheres afro-americanas retratadas no filme tiveram dificuldade para provar que eram capazes e cruciais para a vitória espacial dos Estados Unidos.


  Vejam agora um trailer legendado bem bacana mostrando mais sobre o Estrelas Além do Tempo:



Quem são, na vida real, as pessoas que inspiraram Estrelas Além do Tempo:

          

  Katherine G. Johnson 

Interpretada por Taraji P. Henson, a física Katherine G. Johnson, de 98 anos, começou a trabalhar para a NASA em 1953, e realizou importantes cálculos de trajetórias de voos espaciais. Seu currículo reúne o projeto Mercury, que levou o homem pela primeira vez ao espaço, e Apollo 11, responsável por enviar o primeiro homem à lua.



Mary Jackson

Em "Estrelas além do tempo", Janelle Monáe vive Mary Jackson, que, em 1958, foi consagrada como a primeira engenheira negra da NASA. Ela incluenciou de forma positiva a contratação e promoção de mulheres no ramo da ciência, engenharia e matemática na agência espacial americana. Jackson faleceu em 2005, aos 83 anos.



Dorothy Vaughan
Octavia Spencer vive a matemática Dorothy Vaughan, que foi chefe da West Area Computers, um grupo de trabalho composto inteiramente de mulheres negras e matemáticas. Essa promoção a tornou a primeira supervisora negra na NACA (agência anterior à NASA), uma das poucas mulheres, em uma época em que o racismo era explícito no país.











John Glenn


O astronauta John Glenn, interpretado por Glen Powell, foi o primeiro astronautaamericano a entrar em órbita da Terra, a bordo da cápsula espacial Friendship 7, em 20 de fevereiro de 1962, e o quinto homem a chegar ao espaço. Ele recebeu a Medalha de Honra Espacial do Congresso, a maior condecoração concedida pelo governo dos Estados Unidos.










    Bom, kinesianos, por hoje é só. Eu queria compartilhar sobre esse filme com vocês porque eu realmente gostei muito. Eu acho que quem ainda não assistiu deveria ver porque é ótimo para ver um pouco sobre o contexto histórico e é excelente para sempre lembrar de correr atrás dos nossos sonhos porque eles são possíveis, por mais que tudo e todos possam dizer o contrário. 
   Comentem aqui embaixo o que acharam do post de hoje, se vocês já viram o filme, o que acharam? Deixem também sugestões de outros filmes que vocês queiram que eu comente aqui no Kinesis.  
    Beijos e até breve! 🌙

Nenhum comentário:

Postar um comentário