Translate

terça-feira, 28 de julho de 2015

Para Sempre Alice

  Kinesianos, eu estou aproveitando essa época (maravilhosa) de férias para assistir a alguns filmes. Acabei selecionando alguns que eu gosto para poder comentar um pouco e indicar para vocês assistirem também. Por enquanto, eu pretendo falar somente de filmes que já foram lançados no cinema, mas se eu perceber que está em cartaz algum filme interessante, eu também posso falar dele aqui.
   Bom, o primeiro que eu escolhi foi "Para Sempre Alice". Simplesmente lindo! 
   

  Alice Howland (Julianne Moore) é uma inteligente e bem sucedida professora de linguística, tem uma bela família, hábitos saudáveis... Tudo isso é posto à prova quando ela recebe o diagnóstico de Alzheimer de início precoce, doença degenerativa que causa demência. Com 50 anos, Alice começa a se preparar para perder tudo aquilo que conquistou, ver sua vida e a de seus filhos passando rápido e lidar com o fato de que sua vida tem um prazo de validade. Em resumo, o filme é isso.




  "Para Sempre Alice" mostra como é a vida de uma pessoa com Alzheimer sem ter aquela carga científica pesada. O que podemos ver é a luta de Alice para continuar vivendo como uma pessoa normal, mesmo sabendo que ela já não é a mesma. É muito triste perceber isso ocorrendo, pois ela mesmo admite que durante toda a sua vida foi fascinada por comunicação e colecionou lembranças.
   Por ser um filme tão marcante, eu poderia citar aqui várias partes que merecem destaque. No entanto, para ser mais breve e não contar o filme todo (não quero que perca a graça para vocês assistirem depois), eu resolvi citar algumas frases da Alice que me chamaram bastante atenção. 

  • "Sou uma pessoa vivendo no estágio inicial de Alzheimer. E assim sendo, estou aprendendo a arte de perder todos os dias. Perdendo meus modos, perdendo objetos, perdendo sono e acima de tudo, perdendo memórias. Toda a minha vida eu acumulei lembranças. Elas se tornaram meus bens mais preciosos."
  • "Meus ontens estão desaparecendo e meus amanhãs são incertos. Então, para que eu vivo? Vivo para cada dia.Vivo o presente. Num amanhã próximo. Esquecerei que estive aqui diante de vocês e que fiz este discurso. Mas o simples fato de eu vir a esquecê-lo num amanhã qualquer não significa que hoje eu não tenha vivido cada segundo dele. Esquecerei o Hoje. Mas isso não significa que o Hoje não tem Importância."
  • "E por favor, não pense que eu estou sofrendo. Eu não estou sofrendo, eu estou lutando. Lutando para fazer parte das coisas, para ficar ligada a quem eu já fui. Então "vive o momento" é isso que eu digo para mim mesma. É realmente tudo o que eu posso fazer, viver o momento."
  • "Eu sei que estou viva. Tenho pessoas que amo profundamente, tenho coisa que quero fazer com a minha vida. Eu fui dura comigo mesma por não ser capaz de lembrar das coisas. Mas ainda tenho momentos de pura felicidade."
   Não vou dizer que a mensagem do filme é "viver intensamente cada momento", porque isso todos nós sabemos que é preciso fazer e acredito que vai muito além disso. O que posso, sem dúvida alguma, dizer é que "Para Sempre Alice" é um filme intenso, marcante e que nos leva a refletir sobre várias coisas da nossa vida.
       
Vou deixar aqui embaixo o link do site oficial do filme e o link para quem quiser assistir online:

  Kinesianos, comentem aqui se vocês já assistiram ao filme, o que acharam, se vão assistir e se alguém tiver alguma sugestão de filme interessante para dar, deixe aqui nos comentários também. 
 Sigam as redes sociais, comentem, curtam, compartilhem, falem para o amigo, vizinho, os parentes... Isso é muito importante para que o blog cresça. Chamem alguém especial para assistir o filme com vocês. Vale a pena.
  Espero que vocês tenham gostado da minha indicação de hoje. Bom filme! Boa semana! Beijos e até breve!

sousaamanda010@gmail.com - Meu facebook - Facebook do Kinesis - @amanda.sousaf - @aamandasou



Post feito por:
Amanda Sousa

2 comentários: