Translate

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Bilhete | Mário Quintana



  Kinesianos, continuando com o meu propósito de tornar a poesia mais acessível e mostrar as belezas que existem por aí, eu interpretei o poema "Bilhete", do Mário Quintana, na Serra da Piedade (Clique aqui para ver minha postagem sobre esse lugar maravilhoso).

Quem foi Mário Quintana?


  Mário Quintana foi um importante escritor, jornalista e poeta gaúcho. Nasceu na cidade de Alegrete (Rio Grande do Sul) no dia 30 de julho de 1906. Traduziu obras de Proust, Voltaire, Virginia Woolf, Papini e Maupassant.

Mário Quintana: escritor, jornalista e poeta gaúcho
Mário Quintana


  Com um tom irônico, escreveu sobre as coisas simples da vida, porém buscando sempre a perfeição técnica. Em 1980 recebeu o Prêmio Machado de Assis da ABL e em 1981 foi agraciado com o Prêmio Jabuti.

    Seus inúmeros livros foram reunidos em um único volume, intitulado Poesias (1962), tendo, depois dessa data, escrito Pé de Pilão, Batalhão das Letras e Apontamentos de História Sobrenatural, dentre outros.

  Mário Quintana não se casou e também não teve filhos. A poesia, embora considerada por ele "um vício triste", foi sua maior companheira. Faleceu na capital gaúcha no dia 5 de maio de 1994, deixando uma herança de grande valor em obras literárias.



Citações de Mário Quintana:



"Todos estes que aí estão

Atravancando o meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!"

"Há noites que eu não posso dormir de remorso por tudo o que eu deixei de cometer."

"A amizade é uma espécie de amor que nunca morre."


"O que faz as coisas pararem no tempo é a saudade."



Poema de Mário Quintana:


Bilhete

Se tu me amas, ama-me baixinho
Não o grites de cima dos telhados
Deixa em paz os passarinhos
Deixa em paz a mim!
Se tu me queres,
enfim,
tem de ser bem devagarinho, Amada,
que a vida é breve, e o amor mais breve ainda...


-Mário Quintana

   Convido vocês a verem agora a minha interpretação desse poema. Além de declamar eu quis contextualizar a poesia com o ambiente para que ela pudesse ser mais concreta e compreensível para todos. Vejam:





   Comentem aqui embaixo o que vocês estão achando desse meu novo projeto, se gostaram do vídeo e desse senhor simpático chamado Mário Quintana. Já conheciam "Bilhete"? 
  Se alguém tiver alguma sugestão, aproveita e deixa aqui também! Não se esqueçam de procurar no Youtube, Coisas de Sousa, para conhecer o meu canal!
 Beijos e até breve! 💙

https://www.facebook.com/blogKinesis

Nenhum comentário:

Postar um comentário