Translate

quarta-feira, 15 de março de 2017

A Teoria de Tudo: Da física ao amor

  Kinesianos, hoje eu quero falar sobre um filme que me surpreendeu e me emocionou muito. O filme é "A Teoria de Tudo", que narra a história do astrofísico Stephen Hawkin responsável pela teoria sobre buracos negros e portador de esclerose lateral amiotrófica, que o confinou a uma cadeira de rodas e a uma expectativa de vida de dois anos, quando ainda era jovem. 
   Bom, eu já havia alguns comentários positivos sobre o filme, mas nunca me interessei em assistir, por achar que haveria apenas abordagens sobre as teorias físicas do cientista. Para a minha grande surpresa, é muito mais do que isso.
  Baseado na autobiografia intitulada Travelling to Infinity: My Life with Stephen, de Jane Hawking, esposa do gênio durante 30 anos com quem teve 3 filhos, o filme trata não somente das descobertas profissionais – bem como do conhecido ateísmo de Hawking -  mas também da vida marcada por uma enorme superação do cientista e da história de amor do casal. 
    Ele, apaixonado por Física, ateu, racional e cético. Ela, apaixonada por Literatura, cristã, estudante de língua espanhola e francesa. Um romance que parecia improvável, mas acabou dando certo por muitos anos.

"A Teoria de Tudo  é tanto sobre a física do amor, quanto sobre o amor à física."



Afinal, quem é Stephen Hawking:


  Stephen Hawking nasceu em Oxford, Inglaterra, e estudou Física na University College. Durante sua graduação, descobriu ser portador de esclerose amiotrófica lateral - ou doença de Lou Gehrig.

  Como a ELA não compromete a lucidez, Hawking mantém o intelecto perfeitamente ativo e funcional e  é considerado hoje o maior físico teórico da atualidade, tão brilhante como Einstein ou Newton, sendo ele quem comprovou que um pequeno feixe de luz consegue escapar dos buracos negros.

  Ele é, ainda, doutor em Cosmologia, professor de Matemática na Universidade de Cambridge e autor dos livros: Uma Nova História do Tempo; Uma Breve História do Tempo; O Universo numa Casca de Noz; Buracos Negros, Universos-Bebês e outros Ensaios e George e o Segredo do Universo.

ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica): 

  • Doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas;
  • Nessa doença, as células nervosas se quebram, o que reduz a funcionalidade dos músculos aos quais dão suporte. A causa é desconhecida;
  • O principal sintoma é a fraqueza muscular;
  • Medicação e terapia podem retardar a ELA (esclerose lateral amiotrófica) e reduzir o desconforto, mas não há cura.

  ⇨ Vocês se lembram da Campanha do Desafio do GeloA iniciativa tinha o objetivo de divulgar e arrecadar fundos para financiar as pesquisas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica. 



 Stephen é um homem incrível. Mesmo com todas as dificuldades, ele não perdeu o bom humor e buscou alternativas para continuar fazendo o que ama, estudar o universo.
 Mesmo com o corpo incapacitado, ele conseguiu aguçar a mente e encontrar ainda mais motivos para continuar vivendo.
      Segundo o médico ele não teria muito tempo de vida, mas como ele seguiu exercitando a mente, ele conseguiu sobreviver.
    Jane, também foi um grande exemplo. A maioria das pessoas se afastam em um momento como esse. Inclusive, disseram para ela se afastar, mas a doença de Hawking não a impediu de estar ao lado dele e ajudá-lo, independente do tempo que eles teriam para viver esse amor.

   Vejam agora o trailer do filme:




  Um retrato fiel, poético e bem-humorado, assim eu classificaria A Teoria de Tudo, que é um filme fascinante. Além disso, a interpretação de Eddie Redmayne, ator que faz o papel do Stephen, é simplesmente impecável!
  Bom, kinesianos, eu recomendo muito esse filme. Se alguém já assistiu esse filme, comenta aqui embaixo o que achou. Por hoje é só, espero que tenham gostado da publicação! Beijos e até breve! 💕



Nenhum comentário:

Postar um comentário