Translate

sábado, 30 de janeiro de 2016

Uma vida QUASE adulta

   17 anos. Momento de transição: último ano da adolescência, que, ao contrário da infância, no meu caso, não foi muito bem aproveitada e momento de começar a preparar para a vida adulta que querendo ou não começa aos 18 anos. Agora as coisas apertam e você tem que pensar... E aguentar.
  Foram anos sonhando com os tão sonhados 18 anos e quando eles já estão quase chegando, começam a surgir as dúvidas e inseguranças: “E agora? O que eu vou fazer da minha vida?”, “Qual faculdade?”, “Será que é realmente essa profissão que eu quero exercer pelo resto da minha vida?”, “Vai valer à pena?”, “Vai dá certo?”, “Faço ou não um cursinho pré-vestibular?”, “Se eu passar em uma faculdade de outro estado devo ir ou não?”, “Procuro um curso que eu quero, mas que tem mais chances de dá certo em outro estado?”, “Uma profissão que eu goste ou aquela que vai me garantir uma estabilidade financeira?”, “Namorar vai me atrapalhar a estudar?”, “Depois dos 18, vou ir morar sozinha(o) quando eu tiver condições de me manter ou não?” e por aí vai...
  Também não para por aí. Vão começar as cobranças de todos os lados. Seus pais vão cobrar que você estude e passe na faculdade. Não os culpem por isso. Eles investiram em você e querem que você tenha um bom futuro pela frente. Na sua escola, direção, supervisão e os professores também vão cobrar que você passe na faculdade, federal, de preferência, afinal, isso conta muito para a reputação do colégio. Claro que você também vai querer passar na federal, um ensino de qualidade e menos uma despesa para você que vai ter que começar a trabalhar é ótimo. Por falar em trabalhar, se você ainda não trabalha se prepare para arranjar um emprego para começar a se sustentar e ajudar nas despesas de casa. Ainda na sua escola vai ter cobrança para que suas notas sejam as melhores do colégio, afinal, é você que está estudando para a faculdade e já passou por todas as outras fases e, lógico, cuidado com suas ações, você será o exemplo para todos os outros alunos. Comece a pensar em soluções para os problemas familiares e não se esqueça de se certificar de que você já sabe o básico para viver sem depender de ninguém... Um dia vai ser preciso usar esses conhecimentos. Ainda não sabe? Então, dê um jeito de aprender.
  Ah, claro que não é só isso. Você não vai ficar livre dos comentários! “Você não vai conseguir”, “Não sei se você leva jeito para exercer essa profissão”, “Isso não dá dinheiro”, “Seus primos fizeram tal curso e eles sim, vão ganhar dinheiro e ter uma vida boa”, “Já ta namorando? Cadê o namoradinho?”, “Você pensa em sair de casa antes de se casar? Quanta ingratidão com seus pais!”, “Não sabe nada ainda da vida, tem muito que aprender”, “Como assim você ainda não tem certeza de qual profissão quer ter?” (pois é, como vou saber se ainda não sei quase nada da vida?!), ”No meu tempo...”, “Esses jovens de hoje em dia...”...
  Bom, você vai ser mais independente, ter um pouco mais de liberdade, autonomia e privacidade. Claro que ainda não é do jeito que você quer, mas já é um começo.
  Você vai sobreviver. Não é a(o) primeira(o) nem a(o) última(o) jovem a passar por essa fase. Também não está sozinha(o), existem milhões de jovens ao redor do mundo passando por tudo isso ao mesmo tempo em que você. Eu só não posso dizer que vai ser fácil...

Amanda Sousa


Post feito por:
Amanda Sousa



Nenhum comentário:

Postar um comentário