Luís Fernando Veríssimo ficou
conhecido pelas suas crônicas de humor publicadas em diversos jornais. Filho do
escritor Érico Veríssimo, Luís Fernando trabalhou também como cartunista,
roteirista, tradutor e publicitário, além de ser músico.
Veríssimo
é classificado como um escritor da literatura contemporânea brasileira, sendo,
inclusive, um dos autores mais publicados.
Em
suas crônicas há sempre personagens que representam a realidade brasileira,
sendo utilizadas como forma de ironizar questões sociais e políticas. Dessa
forma, seus textos são críticas veladas e carregadas de humor.
Um dos seus grandes sucessos é "Comédias da vida privada", que eu li ontem depois da indicação de uma amiga. O livro é composto por 101 crônicas do cotidiano e, claro, com a dose certa de humor e ironia características marcantes de Veríssimo.
Dividido em seis capítulos e pequenas estórias, o livro fala sobre a realidade da vida cotidiana dos brasileiros (muitas poderiam ser de pessoas de qualquer lugar do mundo) retratando os heróis anônimos, os grandes e pequenos gestos, as fidelidades, as infidelidades, as mesas de bar, as angústias, o trágico e o cômico em cenas do dia a dia, casais, entre tantas outros aspectos que representam a esmagadora maioria dos habitantes deste país.
"Comédias da vida privada" é um livro divertido, de leitura fácil e rápida, simples, objetivo e realista. Escrito em formato de crônica, que, geralmente, é muito mais acessível ao público de uma forma geral, o livro é um excelente exemplo de que a literatura é sim interessante, atual e para todos.
Pessoal, eu gostei muito desse livro e indico para todos, principalmente para os que tem mais dificuldade e desinteresse pela leitura porque, como eu disse, é simples, objetivo, divertido, retrata muito bem a realidade e não perde na qualidade.
Quem se interessar, pode optar por comprar ou ler via internet. Vocês conseguem encontrar para baixar, inclusive foi o que eu fiz.
Espero que gostem! Beijos e até breve!
Post feito por:
Amanda Sousa
Nenhum comentário:
Postar um comentário