Translate

segunda-feira, 5 de junho de 2017

"É de se pensar!": A humanidade com os outros viventes na nossa Terra

     Kinesianos, hoje, 5 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data é uma alusão ao 5 de junho de 1972, onde em Estocolmo teve lugar a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre meio ambiente.
     Um dia importante para refletir e agir agora, para minimizar os impactos na natureza causados pela sociedade de hoje sobre as futuras gerações.
       Hoje eu quero indicar um livro que me chamou muito a atenção e tem tudo a ver com o dia mundial do meio ambiente.

Capa do livro "Folhas Verdes" - Programa A tela e o texto
   "Folhas Verdes",  é uma coletânea de textos da Literatura Brasileira que aborda as relações entre os homens, a natureza e os os outros animais. Relatos desse tipo são bastante comuns na nossa cultura. O livro é dividido entre poemas, contos e crônicas e canções, nas quais podemos encontrar obras com essa temática de grandes nomes da Literatura Brasileira.



Descrições informativas do livro "Folhas Verdes"  O livro que também conta com belas ilustrações de animais da nossa fauna e uma descrição com o nome científico, nome popular, categoria de ameça (extinção) e local onde se encontra essa espécie, além de plantas da flora brasileira, é um Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão chamado "A tela e o texto", que contém uma visão crítica sobre as relações da humanidade com os outros viventes.                      Esse programa é da Faculdade de Letras, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No final de 2007, foi fundado o "Setor Verde" cujo principal objetivo é atuar na formação de educadores que, por sua vez, sejam capazes de formar leitores numa perspectiva ecológica.
Problemas ambientais atuais:
  •  Poluição do ar e mudanças climáticas;
  •  Desmatamento;
  •  Extinção de espécies;
  •  Degradação do solo;
  •  Derretimento das calotas polares;
  •  Aquecimento global.
Esses são apenas alguns dos inúmeros problemas ambientais, que estamos vivenciando atualmente por consequência da ação humana. É uma resposta da natureza, que vai ter um preço muito caro se essa situação não mudar logo. O desinteresse, a falta de educação ecológica, falta de consciência, a ambição, que passa por cima de tudo para alcançar um objetivo, são os principais causadores desses problemas.

Sempre bom rever ou ver pela primeira vez duas publicações que eu fiz sobre situações preocupações no meio ambiente relatas pela Greenpeace :


   Para finalizar, deixo aqui embaixo o poema "Insolações", de José Aloise Bahia, presente no livro "Folhas Verdes", que tem muito a ver com o dia de hoje:


Poema Insolações - José Aloise Bahia


   Bom, kinesianos, por hoje é só. Espero de coração que o dia de hoje e essa publicação façam vocês refletiram sobre o que está acontecendo no meio ambiente e mais do que isso, levem à ações concretas no dia a dia. Não pensem que tudo é culpa e responsabilidade dos governantes, nós também temos a nossa parte nisso. Nós desfrutamos da natureza e em troca estamos a destruindo. Se cada um fizer a sua parte, eu tenho certeza que vai fazer a diferença. E se vocês acham que não devem fazer porque ninguém faz, tentem dar o primeiro passo, com o tempo outras pessoas vão acabar seguindo o bom exemplo.
   Beijos e até breve! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário